Cabeçalho do site de A Mulher Alcoólica

 

 

Como saber se você é Alcoólico?

 

 

A Mulher Alcoólica

 

Como alerta, este artigo poderá ser útil. Porém, sugere-se muita cautela e paciência, pois é extremamente difícil diagnosticar o alcoolismo.

O alcoolismo é a única doença em que somente o paciente poderá estar certo do diagnóstico.

Os próprios membros de Alcoólicos Anônimos sempre aguardam que o alcoólico se defina.

Especialmente porque não adianta tentar convencer um alcoólico de largar a bebida até que ele mesmo reconheça sua incapacidade perante o álcool.

Se desconfiar que você mesmo(a) possa ser um(a) alcoólico, existe uma maneira quase infalível de se testar. Não tente parar de beber por certa temporada, pois isso não provará nada. Como já foi mencionado, até os alcoólicos mais avançados conseguem se abster da bebida, às vezes até por tempo considerável.

O teste é o seguinte: durante pelo menos três meses, tente beber diariamente um número fixo de bebidas alcoólicas que não varie de um dia para o outro e que não seja mais de três. É preciso beber o mesmo número de bebidas todos os dias durante todo o período de teste, digamos, duas bebidas por dia. Não deverá exceder essa quantidade sob hipótese alguma, isto inclui festas, funerais, ganhar na loteria, mortes súbitas na família, promoções ou perda do emprego, encontros com velhos amigos a quem não via há muito tempo etc.. Se permitir uma só exceção, você não passou no teste.

O teste é tão fácil para os não alcoólicos como seria para um alcoólico fazê-lo com refrigerante.

Porém, raramente um alcoólico o conseguirá fazer, ainda que a bebida escolhida seja apenas duas latinhas de cerveja por dia.

Fonte: Você deve procurar A.A.? http://www.alcoolicosanonimos.org.br

 

 

Se você não tem problemas com o alcoolismo, ótimo! Mas, se conhece alguém que sofre e não sabe que há uma saída após esta leitura poderá orientar.

Share
criarsite.com